quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sugestões de leitura: homenagem ao "Dia Saci".

Acervo da Biblioteca
31 de outubro,comemora-se  o "Dia do Saci" 
no município de São Paulo.

A comemoração pretende, através da figura do saci, festejar as figuras mitológicas da cultura nacional, promovendo e incentivando a leitura e elaboração de obras comprometidas com nossos valores e raízes.

Quem é o saci?
Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser muito brincalhão que esconde objetos da casa, assusta animais, assovia no ouvido das pessoas e desarruma cozinhas; em outros lugares, é visto como uma figura maléfica. É um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, entre eles, o de aparecer e desaparecer onde desejar. Tem uma mão furada e gosta de jogar objetos pequenos para o alto e deixá-los atravessá-la para pegar com a outra.Costuma assustar viajantes ou caçadores solitários que se aventuram por lugares ermos nos sertões ou matas, com um arrepiante assovio no ouvido, para em seguida aparecer numa nuvem de fumaça pedindo fogo para seu cachimbo.Gosta de esconder brinquedos de crianças, soltar animais dos currais, derramar sal que encontra nas cozinhas e, em noites de lua, monta um cavalo e sai campo afora em desembalada carreira fazendo grande alvoroço. Diz a crença popular que dentro dos redemoinhos de vento – fenômeno em que uma coluna de vento rodopia levantando areia e restos de vegetação e sai varrendo tudo que encontra a sua frente – existe um Saci. 
Monteiro Lobato foi o primeiro escritor a se voltar para a figura do Saci-Pererê. 
 Ele realizou uma pesquisa entre os leitores do jornal O Estado de São Paulo.Com o título de "Mitologia Brasílica - Inquérito sobre o Saci-Pererê"Lobato colheu respostas dos leitores do jornal que narravam as versões do mito, no ano de 1917.O resultado foi a publicação, no ano seguinte, da obra "O Saci-Pererê: resultado de um inquérito", primeiro livro do escritor. Mais tarde, em 1921, o autor voltaria a recorrer ao personagem, no livro "O Saci", seu segundo trabalho dedicado à literatura infantil
http://www.sosaci.org/historias.html
--------------------------------------------------------
Sugestões títulos no acervo da Biblioteca: 

  • Saci, de  Lobato, Monteiro                                                           
  •   O Saci- Pererê : Resultado de um inquérito, de    Loboto, Monteiro.
  • Sacici Siriri Sici, de Galdino, Luis
  • Dicionário do Folclore Brasileiro, de Cascudo,Luís de Câmara.                                                                     
  • A turma do Pererê, 365 dias na mata do fundão,  de Zirado          
  •  Todo Pererê. volume 1, 2 e 3, de Ziraldo                                                                                                                               Histórias do Saci na Biblioteca!                                   31/10/2013  ás 15h. 

Conheça outros títulos pelo Catálogo Online.
Não é matriculado no Sistema Municipal de Bibliotecas? Veja o regulamento e cadastre-se em uma das unidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário