segunda-feira, 21 de julho de 2014

DICAS DE LEITURA EM HOMENAGEM A ESCRITOR JOÃO UBALDO RIBEIRO

Exposição de livros do escritor João Ubaldo Ribeiro

Sugestões de leitura:
Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas,
 Ditosos e Viva o Povo Brasileiro, O Rei da noite,
 
Morre, aos 73 anos de idade, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro.
Morreu no dia 18 de julho, em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro. O escritor sentiu-se mal durante a madrugada e faleceu às 5h, de embolia pulmonar.
É uma grande perda para a Academia, para o romance e o jornalismo nacionais.                        João Ubaldo Ribeiro deixa uma obra de excelência. João Ubaldo deixa viúva Berenice Ribeiro, os filhos Bento e Francisca; e Manuela e Emília, do primeiro casamento.
Saiba mais
Sétimo ocupante da Cadeira n 34, eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco e recebido em 8 de junho de 1994 pelo Acadêmico Eduardo Portella.
João Ubaldo (Osório Pimentel) Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941. Dos primeiros meses de idade até cerca de onze anos, viveu com sua família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro para, em seguida, fixar-se em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.
O escritor, jornalista e acadêmico João Ubaldo Ribeiro foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.  portuguesa.                                               João Ubaldo estreou no jornalismo em 1957, trabalhando como repórter no Jornal da Bahia. Depois transferiu- se para a Tribuna da Bahia, onde chegaria a exercer o posto de editor-chefe. Juntamente com Glauber Rocha, editou revistas, jornais culturais e participou do movimento estudantil em 1958. Em 1964, João Ubaldo partiu para os Estados Unidos após conseguir uma bolsa de estudos da embaixada norte-americana, para fazer mestrado em ciência política na Universidade da Califórnia do Sul.        
Acesse o catálogo eletrônico e encontre o outros  título do autor  na biblioteca mais próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário