sábado, 26 de julho de 2014

EXPOSIÇÃO TEMÁTICA EM HOMENAGEM AO DIA DOS AVÓS!



Conservadores, brincalhões, moderninhos ou até bravos. Não importa, os nossos avós sempre são os melhores do mundo, os mais legais e os que fazem os melhores quitutes. O dia 26 é o Dia dos Avós e certamente eles, que tem um papel tão carinhoso na criação de cada neto, merecem um dia especial como homenagem.

Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, promovida pelo Instituto Pró-Livro, as mães são as maiores responsáveis por incentivar o hábito de leitura dos filhos. Essa revelação levou o IPL a promover várias campanhas para divulgar, agradecer e também estimular esse importante papel das mães na formação de leitores, mas isso também deve ser estendido às avós. Direta ou  indiretamente, elas também são responsáveis por este incentivo. Assim, é criada uma tradição, como uma cultura familiar, transmitida de geração para geração. Porém, a pesquisa aponta também que apenas 2% da população geral de leitores no Brasil são idosos.

O estimulo a leitura deve acontecer durante todos os momentos da vida. O despertar desse prazer é fundamental na infância, mas é também uma grande descoberta na terceira idade. Além disso, estudos comprovam que este hábito, especialmente na maturidade, é um grande exercício para a mente, e o livro torna-se uma distração e “companhia” no dia-a-dia.

o acesso à cultura nessa idade também devem ser prioridade, visto principalmente o papel que os avós têm na construção de valores familiares. No quesito leitura, quem sabe, os netos não possam inverter os papéis e incentivar seus avós a lerem um bom livro?!  
  *Karine Pansa presidente do Instituto Pró-Livro
http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/texto.asp?id=2447


 Dicas de leitura em homenagem ao dia dos avós. 

Exposição temática na Biblioteca Raimundo de Menezes
      Títulos para empréstimos
 A saia da vovó

 Avó conta outra vez

Conta uma , conta duas..

Histórias da avó

Quando um dos avós partem

Uma avó que não era antiga

Uma vez uma avó

Vó eu sei dominar abelhas

Histórias da avó


Vovó tem ALzha...o que?



     Entre outros titulos. 
Biblioteca Pública Raimundo de Menezes
Av. Nordestina, 780 – São Miguel Paulista
CEP: 08021-000 – São Paulo, SP
tel.: (11) 2297-4053

Conheça outros títulos pelo Catálogo Online.
Não é matriculado no Sistema Municipal de Bibliotecas? Veja o regulamento e cadastre-se em uma das unidades.




segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas de leitura em homenagem ao grande escritor Rubem Alves


Exposição de livro de Rubem Alves

Sua obra inclui livros como: A Alegria de Ensinar (Papirus) e Por Uma Educação Romântica (Papirus), na área de pedagogia; os infantis A Pipa e a Flor (Edições Loyola) e A Volta do Pássaro Encantado (Paulus); e Variações sobre o Prazer (Planeta do Brasil) e Entre a Ciência e a Sapiência (Edições Loyola) sobre filosofia.

Morre o escritor mineiro Rubem Alves aos 80 anos       

Morreu dia 21/07/2014 (sábado), no Centro Médico de Campinas, no interior de São Paulo, o escritor, pedagogo e psicanalista mineiro Rubem Alves, aos 80 anos. Ele estava internado desde o dia 10 de julho na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), com quadro de insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia, e sofreu falência múltipla de órgãos. Em nota, o hospital informou que o óbito foi registrado às 11h50.
Conhecido principalmente como cronista e autor de livros infantis, Rubem Alves escreveu mais de 120 títulos sobre pedagogia, teologia e psicanálise, suas áreas de formação e que pesquisou durante os anos de sua carreira acadêmica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O escritor deixa a mulher, Lídia Nopper Alves, e três filhos, Sérgio, Marcos e Raquel. O corpo será velado na Câmara Municipal de Campinas, interior de São Paulo.
Trajetória – Rubem Azevedo Alves nasceu em 15 de setembro de 1933 no Sul do Estado de Minas Gerais, na pequena cidade de Boa Esperança, na época chamada de Dores da Boa Esperança. Alves ingressou no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas, no interior de São Paulo, e se formou em teologia em 1957, sob orientação evangélica. Concluiu mestrado e doutorado em teologia nos Estados Unidos.
Deu aulas para os cursos de Filosofia e Educação da Unicamp até se aposentar, no começo da década de 1990. Em 1995, recebeu o título de professor emérito do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp. Alves também concluiu o curso de psicanálise na Associação Brasileira de Psicanálise de São Paulo, em 1980, e manteve uma clínica própria até 2004.                                                                                                 

Consulte os livros disponíveis na Biblioteca Raimundo de Menezes
Conheça outros títulos pelo Catálogo Online.
Não é matriculado no Sistema Municipal de Bibliotecas? Veja o regulamento e cadastre-se em uma das unidades.

DICAS DE LEITURA EM HOMENAGEM A ESCRITOR JOÃO UBALDO RIBEIRO

Exposição de livros do escritor João Ubaldo Ribeiro

Sugestões de leitura:
Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas,
 Ditosos e Viva o Povo Brasileiro, O Rei da noite,
 
Morre, aos 73 anos de idade, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro.
Morreu no dia 18 de julho, em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro, o romancista e Acadêmico João Ubaldo Ribeiro. O escritor sentiu-se mal durante a madrugada e faleceu às 5h, de embolia pulmonar.
É uma grande perda para a Academia, para o romance e o jornalismo nacionais.                        João Ubaldo Ribeiro deixa uma obra de excelência. João Ubaldo deixa viúva Berenice Ribeiro, os filhos Bento e Francisca; e Manuela e Emília, do primeiro casamento.
Saiba mais
Sétimo ocupante da Cadeira n 34, eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco e recebido em 8 de junho de 1994 pelo Acadêmico Eduardo Portella.
João Ubaldo (Osório Pimentel) Ribeiro nasceu em Itaparica (BA), em 23 de janeiro de 1941. Dos primeiros meses de idade até cerca de onze anos, viveu com sua família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio de Janeiro para, em seguida, fixar-se em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.
O escritor, jornalista e acadêmico João Ubaldo Ribeiro foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa.  portuguesa.                                               João Ubaldo estreou no jornalismo em 1957, trabalhando como repórter no Jornal da Bahia. Depois transferiu- se para a Tribuna da Bahia, onde chegaria a exercer o posto de editor-chefe. Juntamente com Glauber Rocha, editou revistas, jornais culturais e participou do movimento estudantil em 1958. Em 1964, João Ubaldo partiu para os Estados Unidos após conseguir uma bolsa de estudos da embaixada norte-americana, para fazer mestrado em ciência política na Universidade da Califórnia do Sul.        
Acesse o catálogo eletrônico e encontre o outros  título do autor  na biblioteca mais próxima!



quinta-feira, 10 de julho de 2014

Fanzines nas Zonas de Sampa

Oficinas gratuitas de histórias em quadrinhos com encontros semanais.


Oficinas de histórias em quadrinhos com encontros semanais. Duração de 3 meses e carga horária total de 48 horas. As oficinas são gratuitas e trabalham as técnicas de criação e produção de quadrinhos, da elaboração do roteiro ao desenvolvimento do desenho e texto. Ao final, cada turma monta um fanzine com as produções dos participantes.


Módulo Mangá
com Simonia Fukue
As terças-feiras das 14h às 17h, a partir de 12 de agosto
a partir de 12 anos – 20 vagas
INSCRIÇÕES PESSOALMENTE NA BIBLIOTECA A PARTIR DE 14/07/2014 (segunda-feira)



Consulte a relaçãocompleta das oficinas do programa Fanzines nas Zonas de Sampa na página do SistemaMunicipal de Bibliotecas.